O problema do óbvio

setembro 18, 2010

Tem algumas coisas que são tão óbvias que nos fazem parar de pensar. Não sei se é bem parar de pensar. (Prefiro achar que eu continuo pensando). A gente se acostuma tanto com alguns fatos e pára de problematizar. Eu acho que é isso.

Por exemplo, porque a maioria dos carros são de 5 lugares? Quando normalmente os carros têm, no máximo, 2 pessoas. A gente anda diariamente com esse espaço vazio ao redor de nós. E pra quê?

Carros com 5 lugares fazem sentido quando a taxa de fecundidade é de 3 filhos por mulher. Atualmente a taxa de fecundidade do Brasil é de 1,9.  Então um carro padrão teria que ter 4 lugares. Isso considerando que os pais não são separados. Que compartilham o mesmo carro e que as crianças não vão de van para a escola. Viu?  Não faz o menor sentido.

Porque não temos a variedade de carros como de computadores, por exemplo? Tamanhos diferentes, funcionalidades diferentes e sei lá mais o que. Na verdade não entendo muito de computadores, nem de carros. Mas não parece sem sentido que todos (ou quase todos) os carros tenham 5 lugares e quando dirigimos só ultrapassamos pessoas dirigindo sozinhas? Duvido que os acompanhados dirijam tão mais devagar a esse ponto. Porque não termos carros para uma ou duas pessoas? Eles seriam menores, mais baratos e poderiam ser recarregados que nem o celular. Preferencialmente enquanto vc dorme.

Não é porque a idéia foi minha que eu a achei genial. Provavelmente alguém já teve essa idéia antes, mas ela também não encontrou um engenheiro para executá-la. Pensando bem, acho que já.  As motos já estão rodando por aí há anos. Especialmente “no Goiás”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: